Apresentação
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E LIMITES
Aspecto Histórico
"A Educação a distância surgiu no século passado com o desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação (trens, correio)" (Peters, 1983, in BELLONI, P.9)
Após, este passo importantíssimo, a implantação da Educação a Distância se deu na Inglaterra (1840), Alemanha (1856), Suécia (1883), Estados Unidos (1874), e no Brasil (1904).
Implementação Da Educação A Distância No Brasil
“Inexistem registros precisos acerca da criação da EAD no Brasil. Tem se como marco histórico a implantação das "Escolas Internacionais" em 1904, representando organizações norte-americanas. Entretanto, o Jornal do Brasil, que iniciou suas atividades em 1891, registra na primeira edição da seção de classificados, anúncio oferecendo profissionalização por correspondência (datilógrafo), o que faz com que se afirme que já se buscavam alternativas para a melhoria da educação brasileira, e coloca dúvidas sobre o verdadeiro momento inicial da EAD.” (ALVES (s/d)).
Outros Pioneiros Na Educação A Distância No Brasil
RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIO (1923)
https://www.fiocruz.br/radiosociedade
INSTITUTO RÁDIO TÉCNICO MONITOR (1939)
https://www.institutomonitor.com.br/
INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO (1941)
https://www.institutouniversal.com.br/
UNIVERSIDADES ABERTAS
Instituições especializadas (sigle-mode) - Dedicadas exclusivamente ao ensino a distância. (grandes Universidades Européias)
Instituições integradas (dual-mode) - Desenvolvem experiências de EaD em instituições públicas e privadas. (Estados Unidos e Austrália)
Instituições de rede ou consórcio - São organizadas em forma de associação, buscando cooperação Institucional e intercâmbios científicos.
DEFINIÇÕES
Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” (Decreto 5,622, de 19.12.2005)
Outras definições:
“ Ensino a distância é o ensino que não implica a presença física do professor indicado para ministrá-lo no lugar onde é recebido, ou no qual o professor está presente apenas em certas ocasiões ou para determinadas tarefas “ (Lei francesa,1971 in BELLONI, p.25)
“Educação a distância se refere àquelas formas de aprendizagem organizada, baseadas na separação física entre os aprendentes e os que estão envolvidos na organização de sua aprendizagem. Esta separação pode aplicar-se a todo o processo de aprendizagem ou apenas a certos estágios ou elementos deste processo. Podem estar envolvidos estudos presenciais e privados, mas sua função será suplementar ou reforçar a interação predominantemente a distância.” (MALCON TIGHT, 1998 in BELLONI, p.26)
Processo de Ensino e Aprendizagem
- Mediado por tecnologias de informação;
- Aluno e professor estão separados fisicamente, mas estão conectados espacial e temporalmente mediante determinada tecnologia;
Perfil do aluno da EaD
- Processo de ensino centrado no aprendente;
- Professor como recurso do aluno;
- Apropriado aos adultos com maturidade e motivação necessária à auto-aprendizagem;
- Aluno é um ser autônomo:
• Gestor do processo de aprendizagem
• Capaz de dirigir e auto-regular esse processo por si mesmo
• Sujeito ativo que realiza sua aprendizagem
- Permitir ao aluno estudar o que, quando e onde quiser.
- Quem ensina é a instituição
- O processo de ensino está baseado na divisão do trabalho, desligado da pessoa do “professor”, figura central do ensino convencional
- Há uma exigência maior na produção de materiais tecnológicos, interação entre docentes e coordenação de equipe
Dimensões para a Formação do Prof. de EAD
- É um mediador no processo de ensino e aprendizagem;
- Interage com os alunos;
- Avalia o trabalho do aluno;
- Pedagógica: refere-se ao processo de aprendizagem e de conhecimento do docente para que possa desenvolver com seus alunos
- Tecnológica: refere-se às tecnologias e a educação, isto é utilizar os meios tecnológicos para a construção do conhecimento
- Didática: refere-se à formação especifica do professor, a atualização em relação a sua formação, articulando das ferramentas tecnológicas
Aspectos Institucionais
- Baixo prestigio em relação ao campo educacional da EAD
- Vista como um modelo paliativo, ou seja, que irá amenizar o problema num determinado período, mas não irá resolvê-lo por completo
- È visto como uma possibilidade para aqueles que não tiveram acesso ou abandonarão seus estudos em algum período da vida
- A primeira universidade á distancia foi criada em 1969 na Britânica
TIC na EaD
A relação entre educação e tecnologia, segundo Belloni (2006) implica em:
que o uso de uma ‘tecnologia’ (no sentido de um artefato técnico), em situação de ensino e aprendizagem, deve estar
acompanhado de uma reflexão sobre a ‘tecnologia’ (no sentido do conhecimento embutido no artefato
e em seu contexto de produção e utilização). (BELLONI, 2006, p.53)
- A mediação de algum tipo de meio de comunicação como complemento ou apoio “à ação do professor em sua interação pessoal e direta com os estudantes”.
- Os meios usados para EaD ou objetos de aprendizagem são cada vez mais variados:
• manuais impressos (correio);
• cassetes ou CDs de áudio e vídeo;
• o rádio e televisão (ao vivo ou não);
• a Web; AVA´s com hipertextos; Imagens; Filmes; Videoconferência; etc.
• E-livros; etc.
- A educação presencial é o ensino convencional, a modalidade dos cursos regulares, em qualquer nível, nos quais professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula.
- A educação semi-presencial acontece uma parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias.
- A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, mas o uso de tecnologias de comunicação.
- O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem é um espaço de interação que sustenta a construção, inserção e troca de informações pelos participantes, visando à construção social do conhecimento.
• Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e E-Learning: Programas onde se encontram professor e aluno em locais separados fisicamente, embora dependentes de algum tipo de tecnologia para transmissão de informação e para interagirem; contudo o aluno aprende através de conteúdos on-line e a interação com o professor utilizando a Internet como meio de comunicação podendo ser síncrono, quando professor e aluno estão conectados ao mesmo tempo, como chat, videoconferência, SKype ou assíncrono, quando professor e alunos não estão conectados ao mesmo tempo, como e-mail e fórum.
• Programas como o Moodle, https://moodle.org/ o TelEduc, https://www.teleduc.org.br/ e Sakai da PUC de Campinas.