PROFESSOR E A UTILIZAÇÃO DAS TICS NA EAD

         

        A educação à distância é uma modalidade de educação, que tem a finalidade de fazer com que tenhamos cada vez alunos mais aprendentes e autônomos. E o papel do professor nesse ensino é desempenhar inúmeras “funções”, das quais talvez não tenha sido preparado.

        Para Belloni (2006) quem ensina na EAD é a instituição, tendo o docente que realizar um modo de ensinar totalmente diferente do que acontece no ensino regular. (p.79).

        Como mencionando no tópico que trata da questão histórica o processo de ensino e aprendizagem está intimamente ligado ao processo de divisão do trabalho, contudo a figura do professor é deixada de lado e o ensino formal é fundamental.

        O que difere a EAD das aulas presenciais é que a preparação das aulas é realizada da seguinte forma: Livros- textos ou manuais,programas em áudio,vídeo ou a informática, não ocorre o contato pessoal mas sim á distancia pelos meios tecnológicos.

        O Estado por sua vez não dá conta de resolver os problemas educacionais do país, neste sentido acredita que a parceria com a instituições de educação privada voltadas para a EAD podem amenizar as questões que envolvem os problemas relacionados a educação e também pode atender as questões capitalistas que o mercado procura, com uma formação continuada.

         Entretanto vale enfatizar que esta modalidade de educação ainda continua tendo um custo “alto”, sendo ainda poucos consegue ter acesso a esta modalidade de educação.

        Uma das questões que ainda é um paradigma é o preconceito em relação à EAD, pois sua posição é de um “baixo prestígio” no campo educacional. (BELLONi,2006.p.91).

        A sociedade vê na EAD como uma oportunidade para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo em que era devido, ou aqueles que abandonam a escola por algum motivo. Diante destes preconceitos a EAD passa a ser vista como uma educação que tende a fracassar. E este preconceito acaba por dificultar o financiamento, que acaba comprometendo a qualidade do ensino.

        Uma das grandes pioneiras a ter a este modelo de educação foi a Universidade Britânica em 1969 (Open British University), podemos também destacar a Universidade da Espanha ( Universidad Nacional de Educación a Distância espanhola “Uned”, Fern Universitat alemã Universidade Aberta de Portugal, Open Universitat da Holanda), essas instituições é de nível nacional e funcionam com recursos públicos e próprios.

        Essas Universidades priorizam os cursos formais de graduação que são predominantes em seu planejamento e visam atender as populações de massas e se baseiam em ter qualidade em seus cursos e materiais oferecidos. (BELLONi,2006.p.93).

        Um dos mitos relacionados à EAD é que em se tratando do fator econômico, tem o pensamento de que o custo benefício será menor, onde na realidade esta informação é não é verdadeira, pois para a implementação desta modalidade de ensino é preciso que haja um investimento inicial. É mesmo com o investimento inicial em “equipamentos técnicos, formação de docentes, terá um custo alto, que será amortizado em longo prazo.

        O uso nas tecnologias utilizadas na EAD tem sido um modelo para os cursos de educação presencial,onde se pode articular desta ferramenta para tornar mais eficaz o seu ensino.

        Diante destas ferramentas tecnológicas Belloni (2006) nos diz que:

 

                                                         Um processo educativo centrado no aluno significa não apenas a introdução de

novas tecnologias na sala de aula,mas principalmente uma reorganização de todo

o processo de ensino de modo a promover o desenvolvimento das

capacidades de auto- aprendizagem .Esta verdadeira revolução na prática pedagógica 

implica um conhecimento seguro da clientela: suas caracteristicas socioculturais,suas necessidades e

expectativas com relação àquilo que a educação pode lhe oferecer. (p.102)

 

         

        A EAD consegue fazer uma interação social que envolve o estudante e a instituição, com o uso das tecnologias adequadas, a uma Criação de estruturas propiciem a interação entre o estudante e docentes e dos estudantes entre eles; estruturas de apoio pedagógico e didático ao estudante, plantão de respostas e dúvidas, monitoria para o uso das tecnologias. (BELLONI, 2006.p.103).

        Em contra-partida Moran (2000) enfatiza que as novas tecnologias não resolvem os problemas educacionais , onde envolve a questão do ensinar e aprender. Entretanto ele também ressalta para que haja mudanças significativas na educação se faz necessário que tenhamos educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, pessoas curiosas, abertas e que saibam motivar e dialogar. E que o educador seja autêntico e humilde e confiante, mostrando o que supostamente sabe, mas também estando atendo aquilo que ainda não sabe em relação aquilo que é novo. Ensina e aprende ao mesmo tempo, são capazes de valorizar as diferenças e aceitar aquilo que é provisório. Transmite que aprender é passar da incerteza, para uma certeza provisória que dá lugar as novas descobertas. (p.12, 16,17).

        Talvez esse pensamento seja um pouco ideológico uma vez que a profissão de Docente foi tão desvalorizado nos últimos anos? Como teremos um educador com este vasto leque de formações, se o próprio governo não é capaz de propiciar essas competências aos atuais e futuros docentes. Para este autor a EAD é um auxilio para que o indivíduo se equilibre em suas necessidades pessoais.